segunda-feira, 28 de setembro de 2009

foto de responsa!!!


M.Bamba ma primeira pessoa, no casamento do meu primo C.D.

Huambo cidade vida



pelo 3º ano consecutivo passo as minhas ferias no Huambo, cidade linda e acolhedora com um clima agrdavel.

Restinga, Lobito-Benguela



o proprio Manuel bamba, na Restinga Provincia de Benguela. o lugar mais lindo desta Provincia na minha opinião gostei de conhecer, terra de gente boa fiz muitos amigos.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

1958-2009 a morte do Rei do pop.

O Rei da Pop
Jackson foi o autor do ainda até hoje - maior álbum de sucesso da história, Thriller, e tinha uma pequena digressão no Reino Unido marcada para breve. Tinha 3 filhos, Prince Michael, de 12 anos, e Paris Michael, de 11, e Prince Michael II de 7 anos, este último fruto de uma relação desconhecida. Foi casado com Lisa-Marie Presley, filha de Elvis Presley, e Deborah Jean Rowe, sua enfermeira.
Michael Jackson nasceu a 29 de Agosto de 1958 numa família negra de origem pobre, em Gary, no estado do Indiana, no Norte dos Estados Unidos

Lágrimas e surpresa são as duas palavras que descrevem o estado de espírito dos milhares de pessoas que durante anos seguiram a carreira de Jackson. Ao longo dos tempos, o cantor esteve acompanhado pelo sucesso, pela polémica e pelos fãs, que nos bons e nos maus momentos se manifestaram ao lado do artista.
Os records de vendas dos seus álbuns são a prova da marca que Michael Jackson deixou em várias gerações. Hoje, a América está de luto.
















the king of pop is died

Michael Jackson, foi uma das maiores figuras do mundo. quem não gostava de Michael? segundo o radialista Miguel Neto, depois da morte de M.J todo o mundo virou seu fâ a sua carreira foi marcada por varios escandalos.

Carreira
Nascido em 29 de agosto de 1958, Jackson começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade. Tornou-se um fenômeno aos 11, à frente do Jackson 5, onde cantava com seus irmãos.
Mas a consagração veio com a carreira solo. Cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: "Off the Wall" (1979), "Thriller" (1982), "Bad" (1987), "Dangerous" (1991) e "HIStory: Past, Present and Future Book I" (1995). "Thriller", inclusive, é até hoje o álbum mais vendido da história.
Michael foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança.
No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo, geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública.
Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.



terça-feira, 11 de agosto de 2009

como assim buraco aberto existe buraco fechado???

não acredito pessoas estudadas com curso superior e homems que vieram das terras de Camões o Pais que inventou o portugues escrevem desta forma por isso e que as obras em angola não são duradouras!!!

em Angola continuam a comer macaco em grande escala!!!


em Angola é frequente ver este tipo de cena, principalmente nas imediações da fronteira entre o Bengo e o Uige. o povo que vive nestes lugares nao tem a noção sobre a extinção das especie, ao longo do trajecto Bengo Uige encontramos muitas cenas como essa macaco a venda ao longo da estrada.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

este é o meu club do coração...




Eu e os meus companheiros inseparável Nelinho a esquerda M. Bamba no meio e Neu a direita, esta foto é em calulo província do k.sul neste dia fomos ver o jogo do meu petro o melhor clube de angola, neste dia foi uma festa autêntica porque o meu petro venceu a equipa da casa que é o recreativo do libolo a festa continuo a noite dentro na festa da espuma foi divertido ser do petro é a melhor coisa que aconteceu na minha vida!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

o povo fala mas não da nada, faça aquilo que tu achares melhor este é o meu conselho!!


Todo profissional que no seu dia-a-dia lida com pessoas, não importando qual sua área de atuação (médico, dentista, advogado, vendedor, etc.), deve, continuamente, desenvolver uma qualidade que, nos dias de hoje, apresenta-se como um diferencial em sua carreira profissional: o saber ouvir. O que é algo bastante diferente do simples escutar.
Em muitas conversas, mesmo nos considerando bons ouvintes, podemos ter atitudes inconvenientes, como ficar pensando na resposta a ser dada, direcionando a conversa a nosso favor ou imaginando uma maneira de terminá-la o mais rápido possível.Creio que todos nós conhecemos o velho ditado: “enquanto um fala o outro abaixa a orelha”, sendo que o “abaixa a orelha” tem o significado de ouvir com atenção e não interromper o nosso interlocutor. Certo?
Bem, vamos ver o outro lado da moeda.
“Enquanto um fala...”, e fala, fala... Qualquer um de nós conhece pessoas que falam “pelos cotovelos”. Não dão uma brecha. Pausa?! Só para respirar. Não precisamos ser nenhum vidente para perceber que pessoas com esta característica só se prejudicam, tanto em seus relacionamentos pessoais como profissionais.
“... o outro abaixa a orelha”. Outras, literalmente, “abaixam a orelha”, isto é, fecham seus tímpanos para seu interlocutor. Não tem interesse na conversa, não dão a atenção necessária, ficam fazendo outra coisa, “viajam”, mudam de assunto ou ficam dizendo sempre “é ...”, “sim ...”. Pessoas deste naipe também se prejudicam e ainda são vistas como antipáticas.
E o que dizer quando uma pessoa é constantemente interrompida pela outra? Bem, neste caso é pior, porque uma ou várias interrupções mostram quatro aspectos negativos:
a – se a pessoa foi interrompida, aquele que interrompe não estava prestando atenção;b – se a pessoa se recusa a ouvir, é porque não valoriza a opinião do outro;c – a pessoa que interrompe não acredita ou não dá importância ao que o outro tem a dizer; e,d – a pessoa que interrompe é extremamente mal-educada.
Infelizmente não somos treinados para saber ouvir. Basta que analisemos o seguinte fato. O ser humano pode se comunicar de quatro maneiras diferentes: pela leitura, pela escrita, pela fala e escutando. O mesmo ser humano gasta 65% do tempo ouvindo, 20% falando, 9% lendo e 6% escrevendo. Entretanto, as escolas nos ensinam a ler e a escrever e não nos ensinam nada na prática do ouvir.
O saber ouvir é uma habilidade que, muitas vezes, não é sequer lembrada mas que deve ser desenvolvida por pessoas que necessitam estar e entrar em sinergia com os objetivos, sonhos e expectativas de outras pessoas com a finalidade de propor soluções e alternativas para as quais foram procuradas.
E você, leitor ou leitora, sabe ouvir?
Stephen Covey, no seu livro O 8º hábito – Da eficácia à grandeza, nos ensina que “a maioria das pessoas pensa que sabe escutar, porque o faz de maneira contínua. Mas o fazem dentro do seu próprio marco de referência. Dos cinco níveis de escuta (ver o Continuum da escuta), apenas o mais elevado, a escuta com empatia, é feito dentro do marco de referência da outra pessoa. Escutar com empatia significa sair do nosso marco de referência, transcender nossa autobiografia, estarmos fora de nossos sistemas de valores e de nossas tendências de avaliação e entrarmos profundamente no marco de referência ou ponto de vista da outra pessoa. Esta é uma habilidade muito, muito rara”:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

parem de brincar com o povo!! imagem de Cuba!


Fidel Castro é o sétimo líder de um país mais rico do mundo, com uma fortuna de 900 milhões de dólares. O primeiro é o saudita Abdullah Bin Abdulaziz. A lista dos «governantes» milionários da «Forbes» acaba de sair.O presidente de Cuba tem uma fortuna calculada em 900 milhões de dólares, o equivalente, ao câmbio actual, a 709 milhões de euros. Segundo a «Forbes», a fortuna de Fidel tem crescido muito nos últimos anos, já que em 2003 estava calculada em «apenas» 110 milhões de dólares, ou 87 milhões de euros. O Governo de Cuba e o próprio Fidel Castro já reagiram a este «ranking», criticando fortemente os seus autores, acusando a revista de «libelo», caracterizando o artigo como uma «infâmia» e ameaçando com processos judiciais.Fidel é o único líder de País americano no «top 10» da Forbes, que é liderado por Abdulá Bin Abdelaziz, rei da Arábia Saudita, com uma fortuna calculada em 21 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros). Segue-se o sultão do Brunei, Haji Hasanal Bolkiah, o presidente dos Emiratos Árabes Unidos, «sheikh» Jalifa bin Zayed Al Nahyan, e o emir do Dubai, Mohamad bin Rachid Al Maktum.Na Europa, a liderança é do príncipe de Liechtenstein, Hans-Adam, com quatro mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros), seguido do príncipe Alberto do Mónaco. A Raínha de Inglaterra, Isabel II (que viu a fortuna reduzir este ano em 220 milhões de dólares), e a Raínha da Holanda, Beatriz, ocupam o nono e décimo lugar na tabela.O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, é único representante de África.Top-10 da «Forbes»: os líderes de País mais ricos do mundo1) Abdullah Bin Abdulaziz, 82 anosRei da Arábia SauditaFortuna: 21 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros)2) Sultan Haji Hassanal Bolkiah , 59 anosSultão do BruneiFortuna: 20 mil milhões de dólares (15,7 mil milhões de euros) 3) Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan , 58 anosPresidente dos Emiratos Árabes Unidos Fortuna: 19 mil milhões de dólares (14,9 mil milhões de euros) 4) Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum , 56 anosEmir do DubaiFortuna: 14 mil milhões de dólares (11 mil milhões de euros) 5) Hans Adam II von und zu Liechtenstein , 61 anosPríncipe do Liechtenstein Fortuna: 4 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) 6) Alberto II, 48 anosPríncipe do Monaco Fortuna: Mil milhões de dólares (788 milhões de euros) 7) Fidel Castro , 79 anosPresidente de CubaFortuna: 900 milhões de dólares (709 milhões de euros) 8) Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, 63 anosPresidente da Guiné EquatorialFortuna: 600 milhões de dólares (473 milhões de euros) 9) Isabel II , 80 anosRainha de InglaterraFortuna: 500 milhões de dólares (394 milhões de euros) 10) Beatriz Wilhelmina Armgard, 68 anosRainha da HolandaFortuna: 270 milhões de dólares (212 milhões de euros) Fonte: «Forbes». Conversões dólar/euro feitas ao câmbio de 5/5/200

não se admite um presidente com todo esse dinheiro o povo sofre assim isso é proprio das ditaduras todos os paises ditatorial os presidentes brincam com dinheiro.

Fonte: Canal de Negócios

quinta-feira, 2 de abril de 2009

amizade

M.Bamba bwe de style em oshakat.
eu e o puto maravilha (Job) em Calulo K.sul
antes do jogo com o Recreativo do libolo
====================================
====================================

M.Bamba e Neu west depois da vitoria em calulo K.sul
a noite foi longa nesta mesma noite fomos na festa da espuma
a convite do vice presidente para o futebol, foi uma noite de maravilhosa.
========================================

eu sou feliz porque tenho amigos!

O QUE E A AMIZADE

É sentir o carinho,

É ouvir o chamado.

É saber o momento

de ficar calado.

Amizade é somar

alegrias, dividir tristezas.

É respeitar o espaço,

silenciar o segredo.

É a certeza

da mão estendida.

A cumplicidade que

não se explica,

Apenas se Vive!!!

domingo, 29 de março de 2009

eu e o joão no ultimo dia na namibia pronto para a partida...



joão é o irmao mais velho do shing ou cesar em que eu fiquei na sua casa em oshakat, uma cidade calma e linda gostei de os conhecer sao pessoas boas.

sexta-feira, 27 de março de 2009

huambo cidade linda




























o Huambo foi a primeira cidade de angola a conhecer me supriendi primeiro pelo clima depois por ser uma cidade pacata calma, talcez seja por eu nascer na capital do pais, que é uma cidade muito agitada foi uma sensação estranha e sentia que faltava qualquer coisa éra o abito de viver numa cidade muito agitada.




O território correspondente à província do Huambo é habitado por três grupos étnicos muito fracamente diferenciados: os huambos, bailundos e sambos; havendo ainda a anotar pequenas manchas de ganguelas e quiocos, sem interesse demográfico.
Aqueles se integram na tribo dos bundos, ramificação dos bantos que em época remota abandonaram o vale do Nilo, dirigindo-se para o sul e ocupando progressivamente quase toda a África aquém – Sáara.
Torna-se bastante difícil determinar os termos em que se verificou a fixação destes povos em terras do Huambo. Neste ponto, anda a história misturada com a lenda, e qualquer destrinça se apresenta quase impossível, mas é incontestável que desceram do Norte, após incerto período de permanência nas vizinhanças do Kuanza.
A Rainha Jinga, sustentara prolongada luta contra os portugueses, colaborando, por interesse próprio e na medida de suas conveniências, com os holandeses, então senhores de Luanda. Expulsos estes por Salvador Correia, e submetida a célebre heroína negra à autoridade de Portugal, o receio de represálias dos portugueses levou os sambos, huambos e bailundos, que a haviam apoiado, a abandonarem seus paises e afastarem-se para longe da capital, empurrando à sua frente quantos encontraram pelo caminho, em especial os ganguelas, assim forçados a transferir-se para as margens do Cubango.
Os primeiros (sambos), após curta permanência no Candumbo, fixaram-se definitivamente na região que de seu chefe recebeu o nome - Sambo (Contagioso).
Identicamente sucedeu aos seguintes ( huambos), cujo soberano, Wambu- Kalunga (Grande -Mar), se instalou inicialmente na Caala, onde sua sepultura se encontra, ladeada de duas outras, ao que se julga de dois escravos sacrificados para o servirem no outro mundo ou, segundo alguns, duas de suas numerosas mulheres.
Reza a lenda que Wambu era um grande apreciador de carne humana, preferindo as tenras crianças, o que levou parte do seu povo a abandoná-lo fugindo uns para a Ganda e outros para o Candumbo.
Os que se fixaram no actuam município do bailundo eram chefiados por Kalwelwe que reinou a primeira ombala no município e teve um filho que era Katiavala que apos alguns anos decide deixar a ombala onde seu pai era rei e só volta a quando da morte do mesmo tornando-se rei.
Katiavala, descontente com o nome encontrado na ombala apos o reinado de seu pai e muitos outros reis, decidiu reunir o seu conselho para encontrarem um nome correspondente aos seus desejos.
Reza a tradição que Katiavala ao refrescar-se depois do encontro deparou-se com uma toupeira. O aparecimento de uma toupeira é um facto raro porque, a toupeira é um animal que anda debaixo da terra. Para esta tribo o seu aparecimento significa prosperidade ou êxitos no que se faz. Foi assim que Katiavala decidiu colocar o nome de OMBALA-ELUNDU estas palavra têm os seguintes significados na língua umbundu:
OMBALA (significa palácio) e ELUNDU (significa montanhas).Isto se deveu ao facto de a ombala situar-se entre duas montanhas.
O Rei ao regressar a Ombala (palácio), contou o facto aos outros participantes que concordaram em dar o nome as suas ombalas nome que abrangeu a totalidade da região sob tutela deste grande rei.
Com o passar do tempo, muitos outros reis passaram por ai e o nome não mudava.
O segundo grupo fixou-se no actual município da Kaala quando Wambu Kalunga o rei desta outra tribo consegue caçar um elefante naquela região entre as montanhas de Kawé e Nganda constrói no local uma ombala.
As pessoas que viham do Kwando Kwbango para Benguela, Kwanza-Sul e vice-versa, para fazerem a permuta da borracha, sal, óleo de palma etc, faziam da ombala o lugar para pernoitarem.
Foi assim que eles diziam vamos pernoitar no Soba Wambu e alguns com a força do habito diziam no Wambu.
O tempo passou e com a chegada dos portugueses, estes nomes foram aportuguesados foi assim que o Wambo passa a chamar-se Huambo e Ombalaelundu Bailundo. Portanto, o nome da província do Huambo nasce destes grandes reis que marcaram a história deste povo.

mais uma aventura

eu frente ao shopping center de windhoek, o curioso na Namibia é que difissilmente voce vê os natos de la a falar Ingles eles falam mais o dialeto deles mas quando veem estrangeiro falam sim ingles, La fala-se no total cinco linguas.